Midsommar molhado na Suécia- 2017

Mais um ano de Midsommar, mais um ano de festejos no dia mais importante da Suécia.

Eu já expliquei um pouco do evento na postagem do ano passado e para não ser repetitiva, deixo aqui o link pra quem quiser se inteirar do festejo e seu significado.

Este ano choveu canivetes. Um desfile de guarda-chuvas que dizia muito bem o quanto os suecos são ligados as tradições. Se faz sol, ótimo! Se não faz, ótimo também! Capa de chuva e guarda-chuva existe pra isso mesmo.

E a típica coroa de flores? Vai em cima do capuz, sem problemas!

No entanto, no dia seguinte, uma ironia! Olha o sol!!!


Aproveitamos para passear na praia em Uddevalla…

Acredite se quiser, a placa abaixo indica um trecho da praia especialmente para cachorros tomarem banho!

As humildes casinhas de veraneio



E assim foi o nosso midsommar! Simples e molhado, mas ainda assim lindo!
Imagens- Arquivo pessoal

Studenten- A formatura Sueca

Ontem foi dia de festa em nossa família. O sobrinho do meu marido terminou o ensino médio e teve sua comemoração final, a formatura tão esperada por todos.


Para entender melhor o grau de importância deste evento, é preciso saber que na Suécia não existe festa de graduação do ensino superior. A pessoa se mata de estudar na Universidade por 3/5 anos e no fim acontece apenas uma cerimônia na entrega dos diplomas (e olhe lá). Assim, todas as atenções se voltam para o término do ensino médio, o que é um marco na vida do estudante. Isso quer dizer que alguns seguirão para uma faculdade, mas a maioria quer mesmo é começar a trabalhar para bancar a independência. Sair da casa dos pais, alugar um ap, dividir quarto com amigos/ namorado, juntar grana para viajar o mundo inteiro, são esses os planos.

Familiares e alunos se reunem na praça principal da cidade. Lá eles são congratulados, recebem presentes ( os penduricalhos no pescoço) e depois seguem em desfile de caminhões decorados, como se fossem trios elétricos. 

Os penduricalhos ⤵️


Os meninos usam ternos, as meninas usam vestidos brancos e ambos ostentam boinas de marinheiro com seus nomes/codenomes bordados. Além de toda essa indumentária especial, carregam uma placa com uma foto da infância para todos os lados. 


E assim acontece mais um rito de passagem na escandinávia!
Imagens-Arquivo pessoal

Aconteceu!

Semana passada fiquei mega eufórica! Motivo: 

🇳🇴recebi minha cidadania norueguesa, êeeee!!🇳🇴

Já posso passar a usar o kit Norueguesa bitch, tá meu bem?!!

Entendedores entenderão


O mais assombroso de tudo foi a rapidez da entrega, em menos de 6 meses da requisição, recebi a cartinha da cidadania! Incrível! Ouço sempre o quão moroso é o processo, ainda mais com a quantidade de trabalho devido a entrada de tantos imigrantes nos meses que antecederam o meu pedido.

O que muda com o passaporte vermelhinho? 

Olha, nem é lá essas coisas, viver só com a permissão de residência já dá muitos direitos. Poréeeem, agora posso votar.Além disso, facilita bastante na entrada em vários países, principalmente se viajo sozinha.

Mas o motivo principal pelo qual fui atrás da cidadania é não ter que solicitar permissão de moradia a cada dois anos. Imagina os transtornos caso por um descuido, esqueço o prazo de renovação? Imagina ser impossibilitada de morar na minha própria casa por um ano? Ter que refazer o processo do zero, for god’s sake!Ficar longe das minhas filhas, de meu marido! Eu imagino que a vida vira de ponta cabeça e foi por uma dessas que minha amiga se livrou de passar. Eu comentei a ela esta notícia e isso a alertou para checar a data da própria permissão de residência. Não deu outra, estava atrasada tinha mais de um mês. Foi aquele auê e frio na barriga, mas ela resolveu a parada. Há benefícios que vem para o bem de outro alguém! Aí a alegria é dupla! 😄

E a vida, como anda?

A primavera bombando…

O primeiro churras do ano…

A graça de morar perto do aeroporto! Amo aviões!



Algumas manias nunca passam. Mais esmaltes baratinhos para minha humilde coleção.

Sejam bem vindas, bonitas!!!

Minha coleção. Não preciso de mais esmalte escuro na vida.

Vidrão poderoso, cor sóbria e elegante. Bateu a luz, aparecem brilhinhos avermelhados, um luxo!

Aker Brygge, melhor lugar de Oslo, abriga também o melhor Mojito da capital: fica no Asia, tá?


Após dias de sol, a neve chega inesperadamente…


Nós já havíamos mudado os pneus de inverno do carro para aqueles utilizados no verão (sem os preguinhos antiderrapante).Preferi não sair de casa, não era apropriado. Quem arriscou, acabou escorregando feio!

Essa é a primavera Escandinávia 


Todas as estações do ano em uma semana só!

Imagens-Arquivo pessoal

Desenho-Reprodução

Páscoa Sueca 2017

Já expliquei aqui bem direitinho como as coisas acontecem. Para não ser repetitiva, deixo que as imagens da nossa páscoa falem por si.

Enfeitando a árvore de páscoa: ovos e penas de galinha


Procissão de bruxos e bruxas de páscoa. Pedem doces e em troca, dão desenhos e pinturas.


O pessoal incentiva tanto a tradição que mesmo não estando em casa, lembram das crianças e deixam na porta um saco com doces.

Hora do cachorro-quente! Todos os anos meus sogros servem um lanche para as crianças. É o momento parar, se alimentar e recarregas as baterias para o resto da caminhada.


E por fim, a divisão dos doces…


Em casa, o almoço de páscoa foi bem simples. Um canapê gigante chamado smörgåstårta, favorito da suecada. E de sobremesa, bolo de “espuma”, a prinsesstårta.





Mais um dia aconchegante foi vivido com sucesso!❤️
Imagens-Arquivo pessoal

Fase superada

Quando uma fase é superada:


Minha filha mais nova sempre teve medo de furar a orelha. Viu sua irmã mais velha encarar o procedimento duas vezes e não queria passar por isso, até que um dia bateu o pé desejando brincos reais.

Em um passeio no shopping, nos lembrou o que havíamos prometido e sentou-se destemida na cadeira do cabeleireiro. 1,2,3 e lá estava ela, segurando bravamente o choro, mas muito orgulhosa do mais novo par de brinquinhos brilhantes!

Só pra constar:

* Na Noruega não se é permitido furar orelha de recém-nascido. É um procedimento desnecessário, dolorido e perigoso para um ser que acabou de chegar ao mundo. Respeito antes de cultura ou necessidade de marcar que se trata de uma menina, né?

* Aqui esperamos a criança decidir quando ela está pronta para furar a orelha. A minha mais velha furou com seis anos e a minha mais nova, aos quatro e meio. Não teve traumas.

* Ao contrário do Brasil, que é na farmácia que se aplica o brinco ( pelo menos na minha época), aqui na Noruega é o salão de beleza que presta esse serviço.

Na Suécia, pessoa assassina o próprio bebê e recebem mais 160 mil: o crime perfeito!

Olha só a bela brecha que a lei sueca deu. Um bebê foi assassinado por um de seus pais em sua casa. Os dois presos preventivamente por três meses, mas o processo não foi pra frente por motivos de que um culpa o outro e os investigadores não conseguiram identificar quem fala a verdade.
Por este motivo, eles foram soltos e a mãe acabou de receber uma indenização de 164.000 coroas suecas ( aproximadamente 58.000 reais) pelo tempo em que ficou presa. O advogado do pai também vai pedir a mesma quantia e provavelmente receberá tal valor. E todo mundo tá com a cara mexendo por saber que um deles é o assassino e mesmo assim não só ganhou sua liberdade como recebeu/receberá uma bolada dos cofres suecos. Deu um nó na sua cabeça?


Tá tudo aqui. Eu estou ainda sem crer no absurdo. Enfim.

Imagem- Reprodução