Studenten- A formatura Sueca

Ontem foi dia de festa em nossa família. O sobrinho do meu marido terminou o ensino médio e teve sua comemoração final, a formatura tão esperada por todos.


Para entender melhor o grau de importância deste evento, é preciso saber que na Suécia não existe festa de graduação do ensino superior. A pessoa se mata de estudar na Universidade por 3/5 anos e no fim acontece apenas uma cerimônia na entrega dos diplomas (e olhe lá). Assim, todas as atenções se voltam para o término do ensino médio, o que é um marco na vida do estudante. Isso quer dizer que alguns seguirão para uma faculdade, mas a maioria quer mesmo é começar a trabalhar para bancar a independência. Sair da casa dos pais, alugar um ap, dividir quarto com amigos/ namorado, juntar grana para viajar o mundo inteiro, são esses os planos.

Familiares e alunos se reunem na praça principal da cidade. Lá eles são congratulados, recebem presentes ( os penduricalhos no pescoço) e depois seguem em desfile de caminhões decorados, como se fossem trios elétricos. 

Os penduricalhos ⤵️


Os meninos usam ternos, as meninas usam vestidos brancos e ambos ostentam boinas de marinheiro com seus nomes/codenomes bordados. Além de toda essa indumentária especial, carregam uma placa com uma foto da infância para todos os lados. 


E assim acontece mais um rito de passagem na escandinávia!
Imagens-Arquivo pessoal

Anúncios

8 pensamentos sobre “Studenten- A formatura Sueca

  1. mariajoao83

    Cá em Portugal estamos numa fase em que tudo se comemora – um exagero!! Terminas o infantário, festa. Terminas o ciclo, festa. Terminas o preparatório, festa. Terminas o secundário, festa. Terminas a licenciatura…adivinha? 😂😂😂😂

    Liked by 2 people

      1. mariajoao83

        Aqui também, se pesquisares na Internet podes ver a importância da data: o traje académico, a capa, o livro do curso com as fitas escritas pelas pessoas amigas, a benção das fitas, o cortejo, a missa no dia da benção, a queima… Varia de norte a sul do país, mas em Lisboa, em Coimbra e no Porto o fim da licenciatura é algo vivido muito intensamente. No Porto dura uma semana, é celebrado por toda a cidade, não há aulas e os turistas adoram. Uma curiosidade: as capas dos estudantes da saga Harry Potter foram inspiradas no traje académico do Porto 😍

        Liked by 2 people

Deixe uma Resposta

Preencha os seus detalhes abaixo ou clique num ícone para iniciar sessão:

Logótipo da WordPress.com

Está a comentar usando a sua conta WordPress.com Terminar Sessão /  Alterar )

Google photo

Está a comentar usando a sua conta Google Terminar Sessão /  Alterar )

Imagem do Twitter

Está a comentar usando a sua conta Twitter Terminar Sessão /  Alterar )

Facebook photo

Está a comentar usando a sua conta Facebook Terminar Sessão /  Alterar )

Connecting to %s