Miss Brasil 2000 …e dezesseis

Assistindo a coroação da nova miss Brasil 2016, viajei a meu passado.


Miss Brasil 2016-A mulher é simplesmente maravilhosa

Ser alta tem suas vantagens. Se nas fotos eu era geralmente colocada atrás de todo mundo e na sala de aula, só pegava carteira no fundão, o lado bom é poder assistir um show sem cabeças que me tomem a visão. Também já treinei volley de graça em um clube famoso de minha cidade (como se o fato de ser gigante estivesse atrelado a habilidade esportiva). Pra não dizer que fui tão mal, cheguei a ganhar uma medalha de ouro, mérito das outras jogadoras baixinhas, claro.

O mesmo aconteceu quando tinha por volta dos 16. Encasquetaram que eu poderia ser modelo e lá fui eu fazer o curso. Não passou muito tempo e um missólogo me chamou para participar do Miss Rio Grande do Norte 99. Caralho, já vai fazer 20 anos????😱

😒”Pois muito que bem“, disse minha mãe bem franca. “Ela pode participar desde que eu não gaste um tostão“. 

E lá fui eu tapar buraco de cidade avulsa sem miss, desprovida de qualquer conhecimento de passarela e muito menos de mundo, usando roupas de gala emprestadas e tudo de terceira mão.


Era bem assim

Ao contrário da minha pessoa, a Miss Natal, loira maravilhosa estilo recatada e do lar, era patrocinada por loja de madame e só vestia do bom e do melhor. Na cara que era jogo de cartas marcadas, se você me pergunta. A concorrência era desleal e o fato de ter o próprio maquiador/ cabeleireiro mostrava que ela não estava de brincadeira.

Nos dias que antecederam o evento, nos internamos em um hotel badalado. Essa parte eu me lembro que curti bastante, era uma maratona entre salão de beleza, treinamento, passeios para fotos, divulgação, visita a canais de tv, parada obrigatória na prefeitura e tantos outros compromissos que fazem parte da agenda das embaixadoras da paz mundial.


Recorte do jornal guardado pra mostrar para os netos, hahaha

No dia do concurso, me fizeram um penteado de naja que já tirava de mim qualquer chance de ganhar para rainha do milho, que dirá um concurso estadual. 


Tipo assim multiplicado por três

Dai que indo em direção ao microfone para me apresentar, com toda a minha graça, elegância e malemolência, é claro que quase tropeço feio na frente da cidade inteira. Me recompus rapidamente, apresentei-me conforme combinado e depois, o concurso seguiu sem maiores emoções, tirando apenas o fato de que cheguei somente ao top 15. Fiquei arrasada, sem saber que aquela derrota na verdade era a melhor coisa que me havia acontecido. Imagina se eu fosse para o quadro das perguntas? O que uma adolescente de 16 anos tem a dizer a respeito da vida e outras questões tão profundas que nem hoje nos meus 34, consegui achar respostas? Fora que eu nem havia lido O Pequeno Príncipe.

A vencedora do Miss Rio Grande do Norte 99 foi a Miss Natal ( ohhh, que surpresa!!), porém, ela acabou perdendo a coroa por ser menor de idade. Ou seja, né! Deu merda no fim.

Brincadeiras a parte, apesar de ter curtido a experiência de saber como um concurso desses funciona, não é o tipo da coisa que mais tenho orgulho na vida. Isso se deve porque, se você parar pra pensar, a coisa é muito bizarra. Como é que se pode escolher uma pessoa para desempenhar um papel de boa samaritana envolvida com trabalho social, se ela é escolhida pelo tamanho de sua coxa?Tão maluco e sem noção quanto as fias que postam foto de decotão com legenda recheada de trechos bíblicos.Simplesmente não orna.Que tal um pouco de honestidade? A fia tá ali porque pensa numa carreira internacional, na possibilidade de virar atriz, cantora, apresentadora ou pelo menos arrumar um bom casamento.


Arrasô, miga!Não conseguiu o Miss Universo, mas catou o doidinho do KLB👍🏼👌🏼👏🏼👏🏼👏🏼👏🏼

Em suma, me é estranho essa coisa de eleger alguém como o mais belo corpo e mente do mundo sem um propósito maior que este. Foi uma experiência interessante, mas não é algo que eu incentivaria minhas filhas. Eu prefiro que elas sejam reconhecidas por outros talentos, por possuírem mentes brilhantes e  que se destaquem em suas áreas de trabalho. Que sejam meninas independentes de homens e da pressão pelo corpo perfeito.Que sejam livres e felizes, that’s all.
Imagens- Reprodução

Anúncios

6 pensamentos sobre “Miss Brasil 2000 …e dezesseis

    1. Candy Girl

      E quem não tem uma história embaraçosa pra contar, não é mesmo? E sim, vc está certa, sou esta sim! Quer dizer, era, rsrs!!!
      O Pequeno Príncipe é de Lei. Eu prefiro o Príncipe de Maquiavel.😉😄

      Liked by 1 person

Deixe uma Resposta

Preencha os seus detalhes abaixo ou clique num ícone para iniciar sessão:

Logótipo da WordPress.com

Está a comentar usando a sua conta WordPress.com Terminar Sessão /  Alterar )

Google photo

Está a comentar usando a sua conta Google Terminar Sessão /  Alterar )

Imagem do Twitter

Está a comentar usando a sua conta Twitter Terminar Sessão /  Alterar )

Facebook photo

Está a comentar usando a sua conta Facebook Terminar Sessão /  Alterar )

Connecting to %s