E assim se morre na Escandinávia

Sexta passada foi um dia esquisito.Meu boy recebeu a notícia de que sua tia querida foi encontrada morta em seu apartamento. Ela tinha por volta de 84 anos, nunca foi casada e não tinha filhos. Morava sozinha, era uma senhorinha muito independente e cheia de energia, apesar da idade. Só que um dia o caseiro sentiu um cheiro estranho vindo do apartamento dela, abriu a porta e a encontrou em estado avançado de putrefação, de modo que não dava para saber ao certo se era um homem ou mulher.

Aqui na Noruega/Suécia é comum que os velhinhos passem a residir em um asilo ou, quando ainda é possível, em suas próprias residências, desde que com um acompanhante. Se o idoso necessita de auxílio, vem uma cuidadora pessoal diariamente ajudar a organizar a casa, dar remédios e fazer outras atividades importantes que ele não consegue realizar sozinho.

No caso da tia do boy, ela além de bastante enérgica, era do tipo que não queria ajuda nem para segurar uma sacola. Não aceitava que estranhos entrassem dentro de seu apartamento e não queria ir para uma casa de repouso.

Embora seja algo que possa acontecer a qualquer pessoa que se feche em seu mundo e more sozinha, é bastante trágico partir desta forma, sem qualquer ajuda ou socorro.O caso dela não é isolado, já li que é bastante comum esse tipo de passagem solitária, inclusive na última ocorrência um senhor foi encontrado em sua sala após 3 anos de sua morte.Foda!

Para ela não houve velório ou caixão. O corpo foi cremado e as cinzas enterradas sem a presença da família.


Nos juntamos no cemitério para uma pequena cerimônia de despedia onde rezamos, cantamos e ouvimos as belas palavras de um padre.

Que descance em paz.

Anúncios

Deixe uma Resposta

Preencha os seus detalhes abaixo ou clique num ícone para iniciar sessão:

Logótipo da WordPress.com

Está a comentar usando a sua conta WordPress.com Terminar Sessão /  Alterar )

Google photo

Está a comentar usando a sua conta Google Terminar Sessão /  Alterar )

Imagem do Twitter

Está a comentar usando a sua conta Twitter Terminar Sessão /  Alterar )

Facebook photo

Está a comentar usando a sua conta Facebook Terminar Sessão /  Alterar )

Connecting to %s