17 de Maio: Dia Nacional da Noruega

 Não tem pra ninguém, 17 de maio é, sem exagero, o dia mais importante da Noruega. 


Dia de sua Constituição, dia em que o processo de independência foi iniciado, dia do orgulho e patriotismo norueguês. A preparação de semanas vira uma linda festa, uma comemoração que eu nunca vi igual quando se trata de um dia nacional. Ok que no Brasil assistimos ao desfile de 7 de Setembro, mas aqui a empolgação é de noite de natal, quando se trata de assuntos como decoração, comida, vestimentas, cabelo e makes, tudo precisa ficar perfeito!
Então vamos por partes. 

Decó

A decoração é feita apenas para o dia. Bandeira hasteada, velas e fitas nas cores nacional. Já o comércio fica vermelho e azul inteirinho logo após a páscoa, convidando os nativos a se prepararem com todo o requinte que a data pede.Fotos de Jessheim Storsenter.


Roupa típica



É o Bunad. O traje é um tanto curioso porque o que para mim não passa de uma fantasia, para os noruegueses é roupa fina de verdade e símbolo de status. 

É geralmente herdado junto com enfeites em prata e utilizado tanto no dia nacional como em qualquer evento de alto padrão e luxo. Vai pra um batizado? Pega o bunad. Casamento? Vai de bunad.Demais formalidades, bunad, bunad, bunad.


A festa

🇳🇴Café da manhã
O festejo inicia-se bem cedo, com um café da manhã na casa de um parente ou amigo. Um típico café de hotel, com a diferença que a taça de champanhe está presente. E morangos, muitos morangos!!!
🇳🇴Desfile
Os alunos das escolas desfilam um percurso ( que em Oslo é a Karl Johan, passando em frente ao palácio do rei) cantarolando o Hino Nacional e demais canções típicas, bandinhas de música, paquitas coreógrafas e até os Russ entram na festa.
🇳🇴Comidas típicas
Geralmente os nativos comem cachorros-quente e sorvetes. Muitos morangos, bolos decorados com frutas e champanhe, para ser mais simples. O almoço é feito em um restaurante/hotel ( que deve ser reservado com antecedência) ou na casa de familiares. Saladas, batatas gratinadas, salmões, camarões, pães, queijos, you name it.O bolo típico é o Kransekake, mas o Pavlova vem roubando a cena.


Como é o dia nacional para uma estrangeira?

Bom, eu acredito que seja uma festa importante e cheia de significados caso o estrangeiro esteja bem inserido na cultura norueguesa. Marido/esposa norueguês ou algum parente próximo vai passar um pouco do sentimento que a data traz consigo. No meu caso, brasileira casada com um sueco, não sinto tanto. Resido aqui tem 10 anos, acompanho as festas, gosto muito de participar, mas não ter familiares por perto é algo que tira muito da graça deste dia. Por isso decidimos passar o feriadão de 17 de Maio aqui na Suécia. Ano que vem o feriado cai bem no meio da semana, não dará para perder o evento e certamente iremos participar do desfile das crianças. Depois, comeremos em um hotel e em seguida, voltaremos para casa. Ou quem sabe eu me animo e convido alguns amigos pra curtir a data conosco?

Abaixo, alguns clicks meus de anos anteriores.



Imagens- Reprodução

Anúncios

4 pensamentos sobre “17 de Maio: Dia Nacional da Noruega

  1. Gostei muito do post. Obrigado por partilhar os hábitos e costumes do seu dia-a-dia, sobretudo sabendo que o seu “negócio” é mais a praia, o sol e o samba!!! Não é fácil estar longe da família e dos amigos, bem que sou de opinião que é sempre tempo de se fazer novos amigos e que a família é quem está ao nosso lado nos momentos mais difíceis.
    Um abraço e não fique triste, porque terá sempre quem leia e entenda o que sente. Eu também estive a morar fora de Portugal!

    Liked by 1 person

  2. Pingback: Midsommar 2016, Meus Momentos – Ice Paradise

  3. Pingback: 17 de Maio, Dia Nacional da Noruega-2017 – Ice Paradise

Deixe uma Resposta

Preencha os seus detalhes abaixo ou clique num ícone para iniciar sessão:

Logótipo da WordPress.com

Está a comentar usando a sua conta WordPress.com Terminar Sessão /  Alterar )

Google photo

Está a comentar usando a sua conta Google Terminar Sessão /  Alterar )

Imagem do Twitter

Está a comentar usando a sua conta Twitter Terminar Sessão /  Alterar )

Facebook photo

Está a comentar usando a sua conta Facebook Terminar Sessão /  Alterar )

Connecting to %s