Desejos de Verão

Entre um cálculo e outras anotações, eu desopilo é nas lojas online. Ultimamente andei zanzando pela H&M e achei uns objetos de desejo que necessito adquirir em um futuro muito próximo. Deixo aqui como dica para quem quiser (me/se) dar presente, afinal, são acessórios fofíssimos com um preço H&M de ser que deixa qualquer um feliz. 

Muita fofuuuura!❤️

Aproveito o ensejo pra avaliar dois produtinhos que comprei por lá um dia desses. São eles:


Eu gosto de gongar minha lojinha favorita, mas verdade seja dita, ela arrasa muito e merece ser exaltada porque é lá que praticamente encontro tudo que quero/gosto. Este body mist é um exemplo de produto baratíssimo que dura pra sempre e tem um cheirinho que me agrada. É doce de arripunar, então, formigas como eu amarão o cheiro. A fixação é bacana pra ser um body mist e além disso, há de ser ter cuidado na aplicação, pois pode causar desconforto.Eu o uso em casa, depois do banho, se preciso buscar as crianças na escola ou fazer supermercado. Evito usar de dia, pois perfumes fortes me enjoam horrores. 

Recomendo!
Imagens- Reprodução

Anúncios

Imagens e palavras

É incrível! Só porque estou atolada de estudos, pipocam eventos interessantes na capital.É festival infantil, é festival da idade média, é chuva dando uma trégua e eu morrendo de vontade de cair no mundo. Me seguro porque qualquer informação que consiga capitar é melhor do que nada.

Eu não estou muito confiante na prova de estatística.Matemática nunca foi meu forte e por mais que eu tente, nada daquilo faz sentido para mim. Apenas números, letras, x, y, bo e b1, estimativas, regressões, T-teste, mermão, que porra é isso mesmo? Cansaço. Se ao menos eu passasse com a nota mínima…dizem que milagres acontecem, né?
Pelo menos o fim de semana está sendo proveitoso com as meninas. Amo as manhãs de sábado, amo poder dormir até 7h e preguiçar até às 8h. Amo o jardim, o sol, a grama no pé, os dentes-de-leão espalhados num amarelo tão vivo e alegre.

Eu sei que aqui são consideradas como pestes, pois chegam sem ser convidadas. Eu não me importo, muito pelo contrário…


 Todos os dias eu recebo um ramalhete da mais nova e estas flores eu achei especial pelo lindo formato de coração.


A natureza arrasando na arte!

No mais, andei aprontando na cozinha. Sabe aquela receita de muffim de brócolis que mais parece omelete? Eu resolvi fazer, adicionando farinha de trigo, óleo e especiarias. Estava toda feliz em fazer uma receita simples e sofisticada para meus padrões ( de quem só faz macarronada), até notar que os brócolis estavam estragados. Desespero. Não tinha outro legume para substituir, então taquei queijo e mandei para o forno. Depois de 15 minutos e uma oração, saiu isto:


Ficou uma delícia, por incrível que pareça! Com katchup, melhor ainda! Eu acrescentaria uma carne moída, ficaria mais completo. Fica pra próxima.


Mais uma montagem do Snap, hohoho, a pessoa não para de se gongar, fala sério!!

Melhor parar por aqui 😂

Imagens- Arquivo pessoal

Biquini Escandinavo

Acho que não é mais novidade o quanto o biquini estrangeiro é contido. Cobre toda a retaguarda e como se isso não bastasse, aqui é modinha usar um shortinho ou saia, de modo que as partes ficam completamente cobertas. 


Fotos da ellos.no

No entanto, se a parte debaixo é muito bem escondida, a parte de cima some. Algumas nativas gostam de colocar os peitos pra jogo e não é raro dar de cara com topless nas praias daqui. Agora apareça com um biquininho brasileiro pra ver o que acontece….


Foto mercado livre

Já ouvi histórias de gente sendo retirada de clubes ou spa por conta da indiscrição da bunda brasileira, hehehe!Abafa!

Eu comprei este na Kappahl

Eu vou te contar, já estranhei muito essa modinha. Só que, depois quase 10 bons anos morando aqui, os olhos se acostumam e hoje eu acho muito confortável o sunquinão.Até porque, tendo crianças pequenas e existindo a possibilidade de ter que carrega-las esperneando em momentos de crise, é bom saber que as vergonhas estarão mui bem guardadas. E se a depilação não estiver em dia também 🙂

Na telinha: Homeland

E ai que minha fulga à Suécia no fim de semana passado me rendeu de brinde uma gripe  ( incômodo na garganta, narinas fechadas, dores de cabeça light e uma indisposição monstra) junto com uma conjuntivite braba. Os olhos são duas brasas que ora ardem ou lacrimejam, isso sem falar na produção de “queijo”, que além de incomodar pra caramba, é bem nojento de se ver ( o que me faz usar óculos escuro em dias chuvosos e dentro de ambientes fechado).Uma beleza. Tudo que eu precisava uma semana antes dos exames finais.

Estou estudando tudo que posso e desta vez, sinto-me mais segura. É uma matéria muito interessante, basicamente sobre a mudança no controle da criminalidade e como isso afeta a sociedade de forma negativa. Está quase tudo na ponta da língua e eu não vejo a hora de me livrar dessa carga por um tempo. Ai não vai ter desculpas pra colocar o corpo em dia, né? Errado! As crianças ficam de férias também, rsrs, férias nunca é férias de verdade para quem tem filhos.De qualquer maneira, sempre sobrará um tempinho para por a leitura e séries em dia. A última que estou acompanhando, me encantei loucamente desde a primeira cena.Se chama Homeland, muito prazer. Pra quem gosta de assuntos como terrorismo, segurança nacional, CIA e como eles supostamente trabalham. Só digo uma coisa, uma vez que você assistir o primeiro episódio, nunca mais conseguirá assistir outra coisa, até a temporada acabar. Aqui, entre um estudo e outro, me permito assistir um episódio com a desculpa de que preciso descansar a cabeça. Mas a verdade é que eu quero ver o Brody e a Carrie se pegando. 


Me dá calores, hahaha!!! O colírio da série fica por conta desses dois aqui:

❤️Maury Sterling

❤️Rupert Friend

Eu fico chocada com o olho azul desse cara! É bem inesperado, não cabe naquele conjunto, mas mesmo assim está ali, colorindo a cara de machão do Quinn.Suspiros e mais suspiros. Mais dois para o meu mural de homens lindos e desejados.Bem adolescente, eu sei. Só que esse tipo de criancice é bom pra tirar o foco da realidade das coisas e tornar a vida mais digerível, né? 

Agora vou voltar para os estudos porque uma prova me espera 🙂
Imagens-Reprodução

17 de Maio: Dia Nacional da Noruega

 Não tem pra ninguém, 17 de maio é, sem exagero, o dia mais importante da Noruega. 


Dia de sua Constituição, dia em que o processo de independência foi iniciado, dia do orgulho e patriotismo norueguês. A preparação de semanas vira uma linda festa, uma comemoração que eu nunca vi igual quando se trata de um dia nacional. Ok que no Brasil assistimos ao desfile de 7 de Setembro, mas aqui a empolgação é de noite de natal, quando se trata de assuntos como decoração, comida, vestimentas, cabelo e makes, tudo precisa ficar perfeito!
Então vamos por partes. 

Decó

A decoração é feita apenas para o dia. Bandeira hasteada, velas e fitas nas cores nacional. Já o comércio fica vermelho e azul inteirinho logo após a páscoa, convidando os nativos a se prepararem com todo o requinte que a data pede.Fotos de Jessheim Storsenter.


Roupa típica



É o Bunad. O traje é um tanto curioso porque o que para mim não passa de uma fantasia, para os noruegueses é roupa fina de verdade e símbolo de status. 

É geralmente herdado junto com enfeites em prata e utilizado tanto no dia nacional como em qualquer evento de alto padrão e luxo. Vai pra um batizado? Pega o bunad. Casamento? Vai de bunad.Demais formalidades, bunad, bunad, bunad.


A festa

🇳🇴Café da manhã
O festejo inicia-se bem cedo, com um café da manhã na casa de um parente ou amigo. Um típico café de hotel, com a diferença que a taça de champanhe está presente. E morangos, muitos morangos!!!
🇳🇴Desfile
Os alunos das escolas desfilam um percurso ( que em Oslo é a Karl Johan, passando em frente ao palácio do rei) cantarolando o Hino Nacional e demais canções típicas, bandinhas de música, paquitas coreógrafas e até os Russ entram na festa.
🇳🇴Comidas típicas
Geralmente os nativos comem cachorros-quente e sorvetes. Muitos morangos, bolos decorados com frutas e champanhe, para ser mais simples. O almoço é feito em um restaurante/hotel ( que deve ser reservado com antecedência) ou na casa de familiares. Saladas, batatas gratinadas, salmões, camarões, pães, queijos, you name it.O bolo típico é o Kransekake, mas o Pavlova vem roubando a cena.


Como é o dia nacional para uma estrangeira?

Bom, eu acredito que seja uma festa importante e cheia de significados caso o estrangeiro esteja bem inserido na cultura norueguesa. Marido/esposa norueguês ou algum parente próximo vai passar um pouco do sentimento que a data traz consigo. No meu caso, brasileira casada com um sueco, não sinto tanto. Resido aqui tem 10 anos, acompanho as festas, gosto muito de participar, mas não ter familiares por perto é algo que tira muito da graça deste dia. Por isso decidimos passar o feriadão de 17 de Maio aqui na Suécia. Ano que vem o feriado cai bem no meio da semana, não dará para perder o evento e certamente iremos participar do desfile das crianças. Depois, comeremos em um hotel e em seguida, voltaremos para casa. Ou quem sabe eu me animo e convido alguns amigos pra curtir a data conosco?

Abaixo, alguns clicks meus de anos anteriores.



Imagens- Reprodução

We love 80’s

É finalmente verão no Ice Paradise. Depois de dias chuvosos, nevascas e ventanias, as temperaturas subiram sem aviso prévio, tanto é que só hoje pela manhã comecei, por necessidade urgente, a separa no closet as roupinhas mais leves das filhotas e guardar mais pesadas para outubro, se ainda couberem.Em dias tão quentes, os nativos não sabem o que fazem primeiro: tomar sol? Banho de mar?Churrasco? Festa? Festivais de verão? São tantas as possibilidades e uma variedade enorme de eventos/gente pra encontrar que sempre sinto-me tal qual atleta de maratona, porque só assim para dar conta de uma vida social tão agitada.

Fim de semana passado, por exemplo. Não contente em ir ao show do A-ha no fim de semana retrasado, fui sábado a uma festa dos anos 80 em uma casa de show chamada “Telenor Arena“. Nomes como Alphaville, Bonnie Tyler e Samanta Fox estiveram presente, entre outros conhecidos e queridos pelo público.

Aqui a lista completa


Tirando o Paul Young, que não compareceu, todos arrasaram.Claro que eu estava mega empolgada com Alphaville e pela Bonnie em especial. Claro que me senti privilegiada e feliz por poder escutar “Forever Young” e ” Total eclipse of the heart” LIVE, músicas que estão na minha história. Claro que apesar de uma dor de cabeça horrorosa, eu pulei muito. Mas eu preciso reconhecer que a voz de ambos não é mais a mesma, especialmente a do Marian Gold. E a Bonnie, que participou recentemente de um Eurovision, como assim aquela voz tão sofrida?Não tirou o brilho da minha noite, mas é algo a refletir…

Trechinho da apresentação da Bonnie


Bonnie

Foi uma festa interessante. Não só pela temática anos 80 e por ver que o pessoal se empolga e investe horrores na fantasia


(duvido nada caso seja roupa do próprio guarda-roupa, digamos que a galera é meio apegada ao “vintage” hehehe), mas também pela azaração local. Fazia tempo que eu não participava de uma festinha do tipo, a vida de mãe de família, bela, recatada e do lar me impede tais excessos. Mas ó, né por nada não mas até mulher/maluca ajoelhou aos meus pés para que dançássemos juntas, hahaha!!Foi ai que eu agarrei a minha amiga e fingi estar acompanhada, sorry! O tipo de coisa que vira piada interna pra sempre rsrsrs!

Vídeo- Arquivo Pessoal

Ritos de passagem na Escandinávia: Russfeiring e Crisma Norueguesa

Além das características comportamentais que mencionei no post anterior, a primavera também significa a época dos exames finais. Tanto no ensino médio como no ensino superior e em outros graus, as avaliações acontecem em maio ou junho, o momento em que também se comemora a formatura com ritos de passagem. Na Noruega, chama-se “Russefeiring“o período onde os concluintes do ensino médio se vestem com macacões e fazem arruaças trotes e festas do final de abril até o dia nacional da Noruega(17 de Maio).

imagem-Reprodução
 

Cada cor do macacão simboliza a linha de estudo do formando: os que usam macacões vermelhos, estão terminando o segundo grau normal, os azuis se especializaram em economia e vendas, enquanto os pretos se formam na área de serviços(a info toda daqui)

Além das atividades e trotes nada agradáveis, (como um garoto de 14 anos que foi banhado em urina), eles compram um ônibus e o transforma em uma danceteria móvel.

Não é barato arcar com esta brincadeira.

Além do motorista, não existe responsáveis por esses jovens e a bebida tira qualquer limite. É ai que entra o perigo, especialmente para as meninas participantes da festa que, estando inconsciente ou não, podem ser vítimas de estupro.Devido a tantos excessos, os “Russ” acabam sendo um problema para a Polícia. Quase todos os dias há notícias de Russ que passou dos limites.Muitas são as campanhas para a galera pegar leve, muitos condenam tais festejos por serem prejudiciais quanto ao desempenho na prova final e também por atrapalhar a paz da vizinhança devido ao som alto e baderna causada pelos estudantes.

Na Suécia a coisa é mais suave. A comemoração se chama “Studenten“, que eu deixarei para um outro post.
Olha, eu sempre achei uma idiotice esses ritos de passagem, a babaquice maior do mundo adolescente precisa provar valentia se humilhando ou fazendo os outros de bobo. No Brasil vamos mais além, quem não lembra dos casos de assassinato por conta de trote? Eu não entendo o porquê de usar a violência pra entrar em um local que abre mentes, espalha sabedoria e bom senso. Tipo, como é que um veterano adulto se presta a isso? Se fosse na prisão, vá lá que é de se esperar, já que aquilo não é lugar de anjos. Mas em uma universidade? 
Do lado oposto, tem outro rito de passagem interessante, se chama “Konfirmasjonen“, a nossa Crisma. Não preciso ir muito além porque o rito (parece)não se diferencia muito da Crisma da Igreja Católica. O que chega a ser engraçado é que o escandinavo não é um povo religioso, mas quando se trata de tradição, tanto o Batismo como a Crisma são comemorações grandes. A coisa é tão importante que uma reportagem mostra que muitas famílias pegam empréstimo para dar um presente bacana para o confirmando.

Tipo, whaaaat???Nem presentes ganhamos no Brasil! Como assim???

Coisas da Noruega…

Show do A-ha em Oslo, Abril/2016

Não nego que andei desanimada por esses dias, especialmente quarta e quinta eu estava bem down for no reason. E como o tempo no sábado estava terrível, bateu uma preguiça gigantesca de sair de casa. Cogitei vender o ingresso, pensei em ceder a vez pro marido, porém, por fim acabei por jogar uma água no corpo, me maquiei no ônibus e fui linda para o Oslo Spektrum assistir o A-ha. Quando cheguei lá, percebi que foi a melhor coisa que havia feito por mim, sair da rotina para prestigiar uma banda que tanto gosto e admiro foi DEMAIS!!!
O local estava cheio. Algumas crianças, mas a maioria era de gente mais velha que eu, tudo muito civilizado e contido.

Todo mundo sentadinho em seu lugar.

Bebidinha no copo de plástico que é pra não machucar
Veio a banda de aquecimento, coitados, uns who. Não deve ser fácil abrir para uma banda como o A-ha, ainda mais quando se é desconhecido. Aguentamos umas 6 canções, cadê paciência, cadê?Olha pro telefone, olha pra um lado, olha pro outro, muita ansiedade! Cheguei às 19h e o às 21h15  finalmente eles entraram no palco:

 


Não sei definir o quão emocionada fiquei, o quão sortuda me senti por estar ali tão pertinho curtindo um show tão bonito, bem organizado e seguro.

Morten chegou de Bad Boy, gostoso que só ele. Cantou lindamente, algumas músicas do cd novo, outros sucessos que nunca serão esquecidos. Além dessa voz incrível, eu fiquei encantada com a produção do Cast in Steel. O jogo de luzes maravilhosos, o painel com imagens diferentes a cada canção foi um show a parte, uma verdadeira surpresa.


A surpresa número dois foi uma das músicas que mais gosto na voz de Pål Waaktaar!! Ficou muito linda a versão dele, aqui um trecho de Velvet:

A apresentação deles durou quase duas horas e o ponto alto foi no final, quando nos permitiram ficar nas grades. Eis a fotos de pertinho, quando literalmente me molhei de emoção, haha!( Quem já pariu vai me entender porque sabe muito bem que não se deve pular depois de ingerir bebidas, abafa!)

Não fiz grandes filmagens, porque, né, youtube tá cheio de publicações feitas por de Zé manés que pagam caro para assistir o show inteiro através da tela do celular. Eu gosto é de curtir o momento e gravei apenas alguns trechos que me fizeram delirar de emoção.Agora, fica a pergunta: como dormir depois de tamanha experiência?



Maravilhosos!!!!!!!

Fotos-Arquivo pessoal