Na Biblioteca: Um certo Capitão Rodrigo, Érico Veríssimo

  
Li a obra de Veríssimo no fim de semana retrasado, por indicação de uma amiga. É parte da coleção ” O tempo e o vento”, livro que inclusive virou minissérie na Globo. Ela havia me contado que chorara muito no final e que foi um livro que a marcou profundamente. Curiosa que sou, fui em busca da uma história tocante que, apesar de não me ter arrancado lágrimas, surpreendeu-me por ser tão atual.O livro é um romance regionalista e conta a história do forasteiro Capitão Rodrigo que chega a uma pequena vila do Rio Grande do Sul chamada Santa Fé.

Ele não é visto com bons olhos pela sociedade Santa-fezense e se mente em uma confusão com o neto do fundador da vila, tudo para conquistar o amor de Bibiana. O resto não conto mais, porque é um livro que merece muito ser lido sem spoilers. 

O que mais achei interessante na trama foi o autor usar os personagens para expressar sua opinião sobre variados assuntos, desde política, o papel dúbio da Igreja e relacionamento amoroso. Não espere o amor romântico no livro, espere a realidade, amor com todos os defeitos sendo reconhecidos e jogado na cara.

Tipo: O cara se apaixonou perdidamente por uma mulher, quase perdeu a vida para ficar com ela e o final não foi happy end, mas uma rotina devastadora. Ele olhava para a mulher e via que ela já não era mais a jovem de carnes durinha de outrora. Ela, por sua vez, sabia dos pulos de cerca e aceitava a loucura do Príncipe, que não era mais encantado. Tinha vícios, negligenciava com a família e só pensava em voltar para a vida de guerra e batalhas. Infelizmente esta é a realidade para muita gente.

Pra quem quiser ir direto ao ponto, aqui e aqui a minissérie. No entanto, garanto que não irá se arrepender por ler o livro primeiro. A série omite muiiiita coisa!!!!
Avaliação: ❄️❄️❄️❄️❄️

Anúncios

2 pensamentos sobre “Na Biblioteca: Um certo Capitão Rodrigo, Érico Veríssimo

    1. Candy Girl

      É verdade, ao fim de algum livro sempre fico querendo saber o que outra pessoa imaginou do conto, o cenário, os personagens, tudo, o que entendeu! Curiosidade, hehe!

      Gostar

Deixe uma Resposta

Preencha os seus detalhes abaixo ou clique num ícone para iniciar sessão:

Logótipo da WordPress.com

Está a comentar usando a sua conta WordPress.com Terminar Sessão /  Alterar )

Google photo

Está a comentar usando a sua conta Google Terminar Sessão /  Alterar )

Imagem do Twitter

Está a comentar usando a sua conta Twitter Terminar Sessão /  Alterar )

Facebook photo

Está a comentar usando a sua conta Facebook Terminar Sessão /  Alterar )

Connecting to %s