Páscoa na Escandinávia

Primeiro de tudo, Glad Påsk!

  
Estou passando o feriadão na terra do marido (Suecolândia) e é muito lindo ver o quanto eles se dedicam a páscoa. Não tem os deliciosos ovos de chocolate brasileiros, mas tem tantas outras tradições que compensam a falta que a terrinha faz, especialmente em dias como este.
Vamos às curiosidades!!!
Decoração

-Ao contrário do Brasil, o personagem principal da Páscoa escandinava é a galinha.

   
 Se pararmos para pensar, nada faz mais sentido, pois é ela que coloca ovos e não o coelho. Por isso, encontramos por todos os lados galinhas, pintinhos, penas coloridas e ovos decorando o ambiente.

   
 É também interessante notar que referências do natal estão na páscoa, como por exemplo: a árvore de páscoa, flores de páscoa, a cor predominante passa a ser o amarelo…

   

flor da páscoa
    

   

-Os ovos são de papelão, recheados por doces e pequenos ovinhos de chocolate. 

   
 -Além da galinha e do coelho, é também época das bruxas! Elas enfeitam o ambiente e são homenageadas pelas crianças que saem em procissão de casa em casa vestidas de bruxinhas desejando feliz páscoa para a vizinhança. É conhecido por Påsketog:

   

   
   
 
 

minha baby de påskekjäring em 2010
 

   

 

a cartinha de um bruxinho
  
dentro da carinha
 
doces arrecadado
   
  
Elas entregam um desenho e em troca, recebem doces. Bem Halloween mesmo.

Comidas típicas

-olha, eu não sei na Noruega, pois nunca passei a páscoa lá. Aqui na Suécia a alimentação não muda, inclusive na sexta-feira da paixão. Pelo menos na minha família sueca todos comem carne, bebem álcool e a putaria tá liberada como em um dia comum. A nossa ceia foi assim:

   
    

   Um big saladão, arroz, espetinho, frango ao curry, carne de alce, risoto de camarão e de sobremesa pudim, bolo de cenoura, torta de abacaxi e creme de baunília. Ou seja, não tem como manter a dieta.Olha o Julmust vestido de Påskemust aqui!

 

oi, tenho sabor de coca-cola choca
 

Tradição Norueguesa

-Agora, o que acho mais curioso é a tradição de assistir filmes de terror ou ler livros que tenham como tema o crime. Se chamam “påskekrim” e segundo li no wikipedia, tudo começou em 1923 com uma propaganda disfarçada do lançamento de um livro chamado “Bergenstoget plyndret i natt”( tradução livre: trem de Bergen saqueado na madrugada). O irmão do autor publicou no jornal tal manchete e muitos não notaram a referência ao livro, inundando por isso a redação em busca de notícias dos parentes que estavam naquele trem. Criou-se ai uma tradição que está viva até hoje.Além dele, é muito comum o påskequiz, juntamente com joguinhos para entreter a família que geralmente se junta na Hytte para curtir a semana de férias( expliquei sobre a Hytte neste post aqui ).

Por fim, pra fechar o posr, eis a fogueira que espanta os espíritos do mal e bruxas:

   
    
 
Os vizinhos se jutam para admirar o fogo enquanto tomam uma bebuda quente. É muito aconchegante e uma experiência da qual nunca me canso de participar. 

Agora o domingão é para relaxar e recarregar as baterias porque amanhã eu volto para Noruega e a vida de estudos e provas está apenas começando. Bom restinho de feriado pra você!

Imagens- Arquivo pessoal

Anúncios

2 pensamentos sobre “Páscoa na Escandinávia

  1. Pingback: Páscoa Sueca 2017 – Ice Paradise

Deixe uma Resposta

Preencha os seus detalhes abaixo ou clique num ícone para iniciar sessão:

Logótipo da WordPress.com

Está a comentar usando a sua conta WordPress.com Terminar Sessão /  Alterar )

Google photo

Está a comentar usando a sua conta Google Terminar Sessão /  Alterar )

Imagem do Twitter

Está a comentar usando a sua conta Twitter Terminar Sessão /  Alterar )

Facebook photo

Está a comentar usando a sua conta Facebook Terminar Sessão /  Alterar )

Connecting to %s