Diário de Bordo:Lillehammer -Noruega

O momento é de degelo e em muito breve se formará um tapete maravilhoso de flores. Primeiro, as roxinhas, seguido das branquinhas, das margaridas e dos dentes-de-leão. Embora seja possível nevar até em maio, as temperaturas subirão sem volta e tudo será muito mais fácil de lidar. Só em não ter que me preocupar em limpar o carro pela manhã ou ter que me vestir como um astronauta toda vez que saio de casa, fico bem feliz e aliviada.

adeus vida difícil

Mesmo cansada de tanto gelo, fim de semana passado peguei a estrada com família e amigos rumo a Hafjell. É uma cidadizinha que abriga uma estação de esqui onde tradicionalmente viajamos todos os anos para curtir o inverno e os ares das montanhas( no meu caso) e esquiar, no caso da minha galera.
Estive aqui pela primeira vez em 2008, entrei na escolinha de esqui, passei muita vergonha nos elevadores que nos transportam ao topo da montanha com tombos de corar criancinhas iniciantes no esporte e finalmente triunfei sobrevivendo a uma pista de esqui intermediária. Quando finalmente cheguei ao fim dessa aventura, decidi que aquela seria a primeira e última vez que colocaria esquis embaixo dos meus pés. Trauma?Pode ser. Mas acho que aversão a esportes seria a resposta mais honesta. Não curto e pronto.

No entanto, eu gosto de juntar a galera e a única oportunidade é alugar uma Hytte por alguns dias e me mandar para lá com o povo.

Explicando-Hytte faz parte da cultura norueguesa. Se trata de uma casa na montanha onde os nativos passam férias. São simples e com decoração rústica, estilo casa de veraneio no Brasil, porém, isolados, de maneira que o norueguês pode entrar em contato com a natureza sem ter vizinho chato perturbando.

A vizinhança

   
   
Decó no interior da Hytte
   
    
 
É curioso a paixão dos noruegueses pela carcaça de veado/ alce/whatever. Eles metem a cabeça do animal em tudo quanto é lugar, até no banheiro!!!!

  

Hafjell me surpreendeu com sua temperatura, o tempo estava até bem quentinho em relação a primeira vez que lá estive no mesmo período. Me lembro que chegamos a usar correntes nos pneus do carro para conseguir avançar nas ruelas e curvas fechadíssimas que encontramos pelo caminho. Foi muito tenso. Desta vez, apesar de frio, não havia mais neve na rua e tudo parecia seguir para uma primavera gostosa.

   
  

Símbolo das Olimpíadas de Inverno de 1994
  
 
Enquanto minha galera foi esquiar, fui conhecer um pouco de Lillehammer.Esta cidade fica a mais ou menos duas horas e meia de Oslo e é conhecida por ter sediado as Olimpíadas de Inverno de 1994. Não há muito o que se fazer além de esquiar, especialmente se você leva crianças. Tivemos que rebolar para encontrar alguma atividade interessante e a primeira foi Museu Maihaugen. É no estilo do Folkemuseet, sendo que em proporções bem menores. Como é meu museu favorito em Oslo, fiquei feliz em visitar algo parecido, com exposições de casas antigas ao ar livre e a evolução histórica da sociedade norueguesa na parte interna.

   
    
    
    
    
 

Do lado tem o Museu Olímpico que visitamos no dia seguinte. É bem pequeno e sem grandes atrativos, achei muito sem graça.
 

👎
  
   
Pra ser a “a cidade olímpica” eu senti falta de algo maior, um espaço com curiosidades e até brincadeiras para crianças. 

No geral, eu curti muito o passeio, pois pude sair um pouco da rotina e estar mais com minhas amigas. No entanto, ir a um lugar assim sem o propósito de curtir esquiar realmente não é a escolha mais acertada, a não ser no inverno intenso ou verão, quando o parque Hundefossem abre as portas (✍fazer um post sobre ele).
Imagens- Arquivo pessoal

Anúncios

2 pensamentos sobre “Diário de Bordo:Lillehammer -Noruega

  1. Pingback: Páscoa na Escandinávia – Ice Paradise

Deixe uma Resposta

Preencha os seus detalhes abaixo ou clique num ícone para iniciar sessão:

Logótipo da WordPress.com

Está a comentar usando a sua conta WordPress.com Terminar Sessão /  Alterar )

Google photo

Está a comentar usando a sua conta Google Terminar Sessão /  Alterar )

Imagem do Twitter

Está a comentar usando a sua conta Twitter Terminar Sessão /  Alterar )

Facebook photo

Está a comentar usando a sua conta Facebook Terminar Sessão /  Alterar )

Connecting to %s